Joana Azeredo

Joana Azeredo nasceu no distrito do Porto em 1971. Licenciou-se em Engenharia Biológica na Universidade do Minho e doutorou-se em Engenharia Química e Biológica em 1998, na mesma Universidade. É atualmente professora associada com agregação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, investigadora do Centro de Engenharia Biológica e coordenadora do grupo de investigação em Ciência e Engenharia de Biofilmes.

Joana Azeredo

A sua atividade de investigação centra-se no desenvolvimento de soluções biotecnológicas para o controlo de infeções bacterianas, tendo tido um grande contributo no domínio da terapia fágica e colaborando com diversos centros de investigação internacionais, nomeadamente da Universidade Católica de Leuven, MIT e Universidade de Groningen. Recentemente foi homenageada pelo subcomité de taxonomia de vírus de bactérias e arqueas do ICTV com a proposta de atribuição do seu apelido a uma subfamília de bacteriófagos (Azeredovirinae). É membro fundador da International Society of Viruses of Microbes, participando ativamente na divulgação das atividades científicas da sociedade, particularmente na organização de conferências e cursos internacionais. Durante o seu percurso científico, foi responsável de 2 projetos europeus e 7 projetos nacionais, foi cofundadora da spin-off Inception e supervisionou 15 doutoramentos. É editora da revista Virology Journal e coautora de 4 patentes, 3 livros e mais de 150 artigos em revistas internacionais.

Entusiasmado por ficar a conhecer mais sobre o trabalho da Joana? Vem conhecê-la no evento do ano que reúne inovação em tecnologia e saúde. O Biomedical Engineering Summit está já aí. Dias 3, 4 e 5 de setembro, contamos contigo!